quarta-feira, 8 de abril de 2009

Onde os velhos não tem vez


Páscoa, Festa Junina e Natal: por três vezes ao ano os vagabundos abriam uma certa caixa azul e tiravam dali uma infinidade de bugingangas, todas mofadas e desbotadas...

É que na absoluta falta do que fazer, o Setor de Recursos Humanos se reunia com as chefias e as orientava a decorar as Repartições para as festividades...

De acordo com a psicologia barata constantemente pregada pelos lunáticos do RH, os servidores se sentiriam mais felizes e valorizados na Repartição se se pendurasse pelas paredes posteres do coelhinho da páscoa; papai-noel; e bandeirinhas coloridas...

Eu tinha uma teoria diferente: as decorações na Repartição, só trazem mais constrangimento e baixa-estima aos servidores, na medida em que infantilizam a única coisa que a eles confere certa dignidade- a esterelidade, graveza e sobriedade do ambiente burocrático...

Todo ano era a mesma estória, e esse ano não seria diferente...

Não escapamos ao constrangimento das paredes repletas de coelhinhos de pelúcia encardidos e dos ovinhos plásticos velhos e descascados se exibindo vergonhosamente sobre as mesas.

Como se pedisse desculpas pelo rídiculo espetáculo, o chefe chegou com uma sacola cheia de chocolates para fazer uma média com os vagabundos...
Todos comemos bastante , principalmente o Sr. D, um velhinho tarado que sofria de diabetes...

Enquanto todos detonavam o ovo de chocolate, chegou ao balcão de atendimento uma advogada em terninho preto, dona de belo sorriso, um corpo esguio, cabelos esvoaçantes... tanto os vagabundos quanto as vagabundas conchichavam: é ou já foi modelo... com certeza!

Já com a glicose nas alturas, e com o cérebro já bastante cafeinado, o velho D. ouriçou-se todo...

Ajeitou a camisa para dentro das calças... limpou a boca muxibenta suja de chocolate... abotoou o paletó... endireitou a postura... e seguiu solenemente para o balcão de atendimento.

Disposto a impressionar, gritou desdenhosamente em direção à cozinha, onde os outros vagabundos se entupiam com bombons:

"Os autos de impugnação devem aguardar o sobrestamento- digam isso ao Juiz".

Os vagabundos ficaram sem entender nada... apenas olharam-se em reprovação como se pensassem todos a mesma coisa: "a libido acaba com o que sobrou da dignidade de qualquer homem velho".

No balcão, a linda moça tinha os olhos fixos em algo que se posicionava logo atrás do Sr. D... Parecia imersa em algum pensamento feliz, era como se o Sr. D não existisse.
E ele esforçava-se por lapidar bem as palavras: "Senhorita, entenda que os procedimentos cartorários ordenam que eu lhe peça que apresenta a..."

Em transe a advogada arregalha os olhos e irrompe num urro esganiçado:

"aiiiiiiiiiiiiiii... que coelhinho lindo! Onde vocês compraram esse poster?"

O velho dá um pulo e quase sofre um ataque cardíaco... E aos poucos, constatada a insignificância do burocrata de fala difícil face o coelhinho da páscoa, seu rosto foi murchando...
A coisa descambou mesmo quando vieram juntas da cozinha três vagabundas lambuzadas oferecendo à advogada grandes nacos de chocolate derretido:

"menina adoro chocolate... que coelhinho lindo esse aí! quero um pra mim..."
"nossa você não faz regime? Que inveja!"...

A partir de então, as três vagabundas assumem o atendimento da linda moça numa orgia de fofoca regada a muito chocolate...

O Sr. D, encolhido e cabisbaixo, rumou desconsolado para a cozinha...

No caminho derrubou com um safanão o enfeite colorido que enfeitava sua mesa:

"Páscoa de merda!", esbravejou o velho.

Foi até o quintal e acendeu um cigarro... a cada tragada seu rosto murchava mais um pouco... sua glicose estava agora no pico...

Estralando a coluna pensava: "nesse mundo colorido, de lindas advogadas; de coelhinhos saltitantes; e pessoas alegremente comungando do mesmo chocolate, não há lugar para um burocrata velho e diabético ...".

5 comentários:

  1. Sr. Burrocrata, acho que devo começar a me preocupar com a falta de espaço para os velhos. Pressinto que brevemente não terei vez, posto que há pouco fiz 4 décadas. Será que devo começar a procurar um asilo, pagar o consórcio ou financiamento de um túmulo, fazer uma cirurgia plástica para parecer jovem ou visitar um blogue de auto-ajuda?

    G.o, m.

    ResponderExcluir
  2. Ilmo(a). Sr(a).


    Envelhecer com dignidade requer sabedoria.

    E o conceito desta última foi muito bem colocado em http://www.apostos.com/protensao/:

    "(...) para chegar à sabedoria, você tem que ter experimentado as dores da existência até ficar anestesiado. Nesse ponto não se fala mal das porcarias da vida, não se culpa Deus, nem qualquer outro (...) Sabedoria é a recompensa daquele que não reclama da vida aborrecida que leva."

    Ou seja sabedoria é a arte da resignação!

    E o velho deve ser o sábio por excelência. Deve resignar-se!

    Não sei se fui claro, mas o que eu quis dizer com tudo isso é que um velho decente é aquele capaz de ligar o "foda-se" para as rugas, as pelancas, o asilo e o túmulo.

    Seja um velho tarado se nesse sentido seus hormônios se manifestarem...

    Faça o que bem entender!

    Assim eu faria!

    Att.

    O Burrocrata

    PS. No entanto, livors de auto-ajuda sempre são uma boa pedia para vagabundos de plantão.

    ResponderExcluir
  3. Meus caros!
    Vejo que preocupam-se em retardar o processo natural da vida. Entretanto, é bom ressaltar o conceito de preocupação: Pré = aquilo que se antecede, e preocupação = rugas. Logo, vc ja criou uma expressão de linhas em sua fronte ao pensar em túmulos, funerárias, e passe livre.
    Siga as instruções do burrocrata, cuide de sua felicidade, ou melhor, de seus momentos de felicidade; beba para aliviar as tensões, e ame bastante as pessoas presentes, seja jovens ou idosas, pois um dia, certamente, elas nao estarão entre nós...Por obséquio, esse assunto me criou algumas rugas, e o chocolate da páscoa alguns kilos a mais.
    boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional! Parabéns pelo melhor post que eu já vi aqui. E os velhos tarados multiplicam-se por todos os cantos...

    ResponderExcluir
  5. Burrocrata!!!!!!!!!!!!!!
    Que percepção do que é ser um velho safado com lampejos de juventude. Pobrezinho do velho, deixa ele sonhar um pouco... talvez a comilança de chocolate tenha ativado sua libido.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br