terça-feira, 31 de março de 2009

Militar, cristão e escroto.


O Sr. C havia abandonado a carreira militar após o advento da Constituição de 88.

Não lhe convinha, após o declínio do prestígio do exército, continuar madrugando e recebendo pouco sem poder eventualmente descontar suas frustrações em um estudante univesitário qualquer.

Foi então que resolveu virar burocrata. Prestou concurso público e passou... Agora continua recebendo pouco, mas pode acordar tarde e complicar a vida de alguém atrasando pedidos de certidões e coisas do tipo.

Mas o que a estória de vida do Sr. C ilustra é como é gigantesco o potencial do ser humano para inventar mil e uma formas de fuder com a vida alheia.

Alguns meses depois de tomar posse, a disciplina e dedicação do Sr. C lhe rendera um cargo de chefia. Dentre suas atribuições estava a de coordenar o trabalho dos vigias noturnos que faziam a ronda do prédio.

Esses vigias noturnos não eram servidores públicos e sim funcionários de uma empresa terceirizada. Esses heróis aguentavam toda a encheção de saco dos chefes do serviço público e ainda todas picaretagens da empresa, que embolsava parte de seus vales-transportes e alimentação.

E não é preciso ser um gênio da administração para saber que empregados submetidos à condições extremas tem o prazer em fazer tudo a seu alcance para avacalhar com seus chefes.

Mas esses vigias até que eram inofensivos. Só tinham um defeito: dormiam o expediente inteiro... Ora, até aí tudo bem...

Mas é claro o Sr. C, com as rabugices de um ex-militar, não permitiria isso nunca. E assim, logo na primeira semana à frente da chefia, arquitetou seu plano macabro.

Mandou instalar no prédio inteiro 8 relógios de ponto em locais distintos. Ordenou que a partir de então a cada hora de serviço passada, cada dos vigia deveria bater o ponto em um relógio diferente.

E no mesmo dia em que estabeleceu as novas regras, o Sr. C mandara rezar na paróquia uma missa pela segurança das repartições públicas, e distribuiu santinhos entre os vigias.

De acordo com aqueles pobres diabos "o Sr. C tinha conseguido fuder bonito a bicicleta e para isso ainda tinha colocado Deus no meio".

Mas se a inteligência do Sr. C foi grande, maior ainda foi a dos vigias.

Logo no começo do expediente noturno, eles desparafuzavam os relógios de ponto das paredes e colocavam sobre uma grande mesa.

E assim que batia a hora certa de cada relógio, eles não precisavam fazer a ronda... bastava bater o ponto nos relógios que já estavam sobre a mesa... Cada dia, um vigia era sorteado para ficar acordado batendo o ponto enquanto os outros dormiam tranquilos... Ao final do expediente era só parafusar o relógio novamente no lugar.

Quanto a pessoas como Sr. C confesso que continuo não as entendendo... O que elas querem no fim das contas? Por que elas existem?

Pensando sobre essas perguntars me pego imaginando o Sr. C...
Imagino-o sozinho em casa, vestindo o pijama; escovando o bigode; deitando numa estreita cama de solteiro; sonhando com vigias noturnos a rondar pelos corredores... todos eles zelando gloriosos pela segurança das repartições públicas.

6 comentários:

  1. .... e pensando ser ele (Sr. C) um servo da justiça divina ...

    ResponderExcluir
  2. esse conto é genial e atinge seu melhor momento no seguinte parágrafo :"Quanto a pessoas como Sr. C confesso que continuo não as entendendo... O que elas querem no fim das contas? Por que elas existem?"...fenomenal...

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o quer o Senhor C.? Que os vigias trabalhem? Essa é muito boa... parece que vive no mundo da Lua. Parabéns aos vigias que foram perspicazes o sufuciente para driblar a obssesão do chefe por rondas inúteis nas dependência de uma repartição pública. Aqui mesmo no meu querido TJMG existem 4 (quatro!!) vigias apenas no saguão do prédio, que passam o dia todo batendo papo, às vezes entre eles, às vezes com os vigias do Banco do Brasil e do Itaú. Todos trabalham armados e de colete, com 2 pentes extras de munição para as pistolas. Fico imaginando uma van de marginais que chegam atirando e os vigias envolvidos num tiroteio sangrento à la Chuck Noris, o saguão da mármore branco cheio de furos e sangue. Em 4 anos de trabalho aqui NUNCA ouvi uma história em que foi necessária a intervenção de qualquer deles. Minto! Uma vez dois advogados partiram para as vias de fato após uma sustentação oral e os bravos seguranças apartaram a briga, mas como ambos os querelantes eram muito velhinhos não foi necessário deflagrar nenhum cartucho.

    ResponderExcluir
  4. Desculpem pela "obssesão" com os "ss" trocados, que vergonha...

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes pessoas como o Sr. C escondem podres incríveis...deve ser do tipo que usa meia arrastão e cinta liga por baixo do terno.

    ResponderExcluir
  6. Recomendado por um futuro burocrata-vagabundo que debutará na Repartição, no máximo em 2 anos, li a ocorrência protagonizada pelo militar, cristão e escroto, Senhor C. E confesso indecisão em apostar no que significa a letra "C" que abrevia o nome desse infeliz: capeta, cuzão, cobra, corno... Por que os vagabundos sempre acham que alguém, menos eles, tem que trabalhar neste país?

    Glowsmek, o monstro.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br