terça-feira, 31 de março de 2009

"Levantar mais cedo para ficar mais tempo à toa" ou "The rat race"


Hoje recebi de um servidor público o seguinte texto que orgulhosamente apresento, com pequenas alterações, aos raros e caros leitores desse blog mofado.

É incrível constatar nos relatos de outros burocratas a existência de uma identidade vagabunda ligando todos nós servidores públicos. À parte as diferenças nos criativos nomes dos cargos: oficiais de justiça, técnicos administrativo, analista de gabinete, etc; somos todos farinha do mesmo saco... sem tirar nem por.

O título dado pelo autor é "levantar mais cedo para ficar mais tempo à toa"... mas eu tomei a liberdade de acrescentar um outro título alternativo "The rat race".

Segue o texto:

"A barra magnética do crachá estava falhando. De forma que tive que fazer várias tentativas de passar pela roleta.

Concentrado no crachá... limpando e lustrando a barra magnética, senti um suspiro esbaforido ofegando bem na minha orelha e nuca.

Assustado, girei o corpo e me deparei com a dona de um semblante aflito e atônito a me olhar fixamente...

Meu Deus... que pensamentos faziam-na tensionar o rosto em ódio e aflição daquela forma?

Passei sofregamente pela catraca e me senti aliviado por deixar para trás aquela do rosto enervado.

Mais à frente no corredor, eu deveria passar a tarja magnética do crachá pelo relógio de ponto. E para lá segui.

Mas senti atrás de mim aquele esbaforido nervoso me seguindo pelo corredor.

Os passos eram ágeis. Senti que o rosto enervado me alcançaria inevitavelmente no próximos passos... Senti medo e aflição.

Levantei o crachá e trêmulo levei às mãos em direção ao relógio de ponto. Foi quando num gesto rápido a estressada se jogou na minha frente, e com a desenvoltura de uma pata choca andando sobre scapins logrou marcar o ponto antes de mim.

Enquanto eu tentava entender o motivo de tamanho desvairio e ódio, a personagem lançou-me um olhar triunfante e suspirou aliviada...

Ela havia conseguido... que vitória a dela... passando na minha frente feito louca havia ganhado 2 ou 3 minutos na folha de ponto.

Entraria mais cedo e ficaria mais tempo à toa o resto do dia."

4 comentários:

  1. Curioso o texto, pois qual o motivo de entrara 2 ou 3 minutos mais cedo, se ela ficaria à toa também no trabalho? As razões da estressada funcionária devem ter sido outras, pois para ficar ao léu no serviço público basta estar nele, independente da hora. Eu particularmente gosto de chagar o mais tarde possível (13:00 hs), pois a secretaria vai se esvaziando lentamente e , por volta das 6, estou praticamente sozinho, livre na minha melancolia e sem testemunhas da minha absoluta inércia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Esse texto é cheio de tensão. Aposto que foi um dos dias mais emocionantes no trabalho deste servidor. Eu pediria um afastamento médico por tempo indeterminado para realizar exames preventivos.

    ResponderExcluir
  3. Vagal do TJMG: Há servidores que preferem chegar mais cedo para sair mais cedo. E há os que preferem curtir o entardecer nas Repartições. Estes últimos são uma espécie em exceção... você parece se orgulhar de estar entre eles. Bacana isso!

    Picciani: Realmente esse foi um dia bastante estressante! Mas acho que pedir licença por isso já seria um pouco demais... até mesmo porque esse ano já tirei licença médica.

    ResponderExcluir
  4. i would like to know what you writing about, but unfortunately I cannot. maybe you will find time .to post smth on english
    Blog looks amazing, my compliments

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br