sábado, 21 de março de 2009

Burocracia triunfante x Burocracia inconformada


Então, cheguei na casa da minha mãe e peguei com entusiasmo aquele velho exemplar de " O amanuense Belmiro".

Gostaria de compartilhar com vocês raros e caros leitores, um trecho de autoria daquele que, na minha burocrática opinião, sintetizou melhor a alma do serviço público brasileiro.

Em " O amanuense Belmiro", pelos idos da década de 30, assim escreveu CYRO dos ANJOS:

"São raros os que chegam à burocracia triunfante, que é aquela em que o espírito se integra no bureau e o homem não é mais do que um conjunto de fórmulas e praxes, ou melhor, é o próprio processo, em forma hierática e cabal.

Os mais ficam na burocracia militante e inconformada, recusando-se a por o espírito em função no ofício que lhes parece tão contrário à vocação e preferências. E assinam o ponto com rebeldia e deprezo pelas mãos."

2 comentários:

  1. assinam o ponto com rebeldia mas assinam.. já o trabalho que é pra ser feito é outra história. ora, o que garante os proventos no final do mês não é propriamente o trabalho, mas a folha de frequência preenchida. vocação da burocracia inconformada é o servico púbico.. coçar os pelos o dia inteiro na mais institucionalizada celebração do roubo do dinheiro público.

    ResponderExcluir
  2. Essa pérola vou ter que postar e comentar melhor: "o que garante os proventos no final do mês não é propriamente o trabalho, mas a folha de frequência preenchida"...

    Muito bom...

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br