sexta-feira, 22 de maio de 2009

O mundo da lua


É muito comum cozinhar em pleno expediente.

Mas organizar um almoço para os vagabundos da Repartição era um processo complexo cuja gestação deve começar lá por volta das 9 horas da manhã.

Primeiro era preciso que algum infeliz propusesse o cardápio e, contrariando a inércia burocrática, orçasse as compras e fizesse circular um envelope dentro do qual deveriam tilintar moedas sujas em meio a notas amarrotadas de pequeno valor...

Isso pode parecer simples, mas na verdade é algo que demanda mais trabalho do que o serviço de todos os vagabundos juntos durante uma semana inteira.

São várias as dificuldades envolvidas no processo:

1) nunca há unânimidade quanto ao cardápio do dia. Enquanto uns querem costelinha, outros querem frango ou bife à milanesa;

2) O envelope costumam circular por quase uma hora por entre as mesas da Repartição até que seja levantado um montante decente para as compras.

3) A Dona N., faxineira que é desviada de sua função para fazer o almoço, quando via aquele dinheiro circulando, antecipava-se ao prelúdio de sua desgraça e sumia furtivamente.... É preciso mandar alguém investigar seu paradeiro pela Cantina, e por outros becos escuros do prédio onde ela costuma se esconder.

4) Na hora de lavar a louça é necessário proceder outra busca à Dona N., que desaparecia novamente.... E dessa vez as chances de encontrá-la eram significantemente menores... isso pois são muitas as variáveis que contam a favor da Dona N como o fato de estarem todos empazinados, e já com início de dores de cabeça provocados pela comida... Assim, a louça sempre sobrava para algum vagabundo.

Considerados todos esses inconvenientes sempre fui incisivamente contra os almoços no expediente...

Fora que não acho certo unir duas ou três mesas, sem ao menos estender uma toalha, e sair lambuzando processos, e ofícios com molhos e gorduras...

É que com o tempo fui levado a sustentar um estranho respeito por essas cadeiras giratórias, por essas mesas em courvim, e pelo traças e mofos que saem desses processos que ora querem engordurar... Aprendi que aqui é o lugar do silêncio, da meditação frustrada, e do sono constante... Para sobreviver ao expediente, a Repartição exige de nós certo grau de melancolia e austeridade...
E por isso mesmo dispensei solenemente o envelope pidão que haviam colocado em minha mesa...

Mesmo branco de fome, agradeci a atenção e inventei que já tinha almoçado...

Ainda assim eu sofreria a tortura de ver os vagabundos rodeando a mesa tal qual primatas... prontos para lambuzar tudo no que conseguirem por as mãos.

Eu e a Dona N. dividiamos a frustração... Ela, por eles sujarem a louça; e eu, por eles desrespeitosamente engordurarem a Repartição.

Mas era preciso esfriar a cabeça... eu andava muito estressado... muito nervoso... e como de hábito muito frustrado... era preciso relaxar... viver mais leve... ver o melhor em cada uma daquelas pessoas...
Mas enquanto eu não estivesse preparado para isso era melhor tentar ignorar aquela cena grotesca.

Então sentei-me frente ao computador... abri o explorer e digitei lá : http://www.nasa.gov/

Como era lindo o Cosmos!
Havia um mundo fantástico lá fora... onde as pessoas eram competentes... onde se faziam coisas importantes... descobertas incríveis...

Quando criança, lembro-me claramente de ter dito a meu pai que seria astronauta quando crescesse...

E minhas notas em matemática eram até boas...

Aí eu me pergunto:

"ONDE FOI QUE EU ERREI?"

3 comentários:

  1. Pô, bloquearam o meu msn clandestino aqui na repartição... e agora, o que farei nas 7 horas e meia que ainda me restam?

    ResponderExcluir
  2. Ilmo. Sra. D. Zefa,

    Em primeiro lugar é muio importante manter a calma e não cair em desepero.
    O pessoal da informática podem arrumar mil e uma maneira de tirar-nos da vagabundagem... mas nunca conseguirão tirar a vagabundagem dento da gente.
    Dê uma olhada no link www.msn2go.com é um site que simula o funcionamento do msn... coisa de grande valia nesses dias dificeis.

    Att.

    O Burrocrata

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br